Ponte 516 Arouca

A 516 Arouca é a obra mais icónica do Município de Arouca, constituída por gradis e cabos de aço, com 516 metros de vão, 1,20 metros de largura e 175 metros de altura acima do rio Paiva.

Para percebermos a origem da 516 Arouca, temos de recuar até 2005, quando o Município de Arouca teve a visão de criar um Geoparque. Neste território, foi reconhecida a existência de um valioso património geológico, com quatro geossítios de relevância internacional, como as misteriosas pedras parideiras ou os fósseis das maiores trilobites do mundo, que, aliados ao restante património natural e cultural do território, justificaram a criação do Arouca Geoparque Mundial da UNESCO.  

O reconhecimento da UNESCO despertou, ainda mais, o interesse e atraiu visitantes de novos e vários países. Com o turismo a assumir-se como um eixo estratégico de desenvolvimento económico local e nacional e com a crescente competitividade, o Arouca Geopark continuou a criar novos focos de atração turística. Foi assim que, a 20 de junho de 2015, o Município de Arouca inaugurou os, hoje internacionalmente conhecidos, Passadiços do Paiva.

Foi na envolvente dos Passadiços do Paiva, junto à cascata das Aguieiras, que nasceu a 516 Arouca, mais uma obra singular que faz da região uma referência global. A maior ponte pedonal suspensa do mundo liga as duas margens, 175 metros acima do rio Paiva.

Uma obra realizada sobre a presidência da primeira mulher à frente da Câmara Municipal, Margarida Belém, com acompanhamento e supervisão realizados pela Divisão de Planeamento e Obras da autarquia arouquense e cofinanciada pelo programa PROVERE – Programa de Valorização Económica dos Recursos Endógenos do FEDER - Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional – Norte 2020.

Para o Município de Arouca, a construção da 516 Arouca foi uma oportunidade única e enriquecedora. Afinal, dar forma a um projeto ambicioso traz uma grande responsabilidade, mas também um privilégio significativo dispor de uma infraestrutura tão emblemática como esta no concelho.

Bilhetes em https://bookings.cm-arouca.pt/

Contactos

Loja Interativa de Turismo de Arouca
Rua Abel Botelho, n.º 4
4540-114 Arouca
Tlf.: 256 940 258

(in 516arouca.pt)